CARTÃO SAÚDE
Tendo em vista a disponibilização da carteira do Plano Médico, como será realizada a comprovação para filhos universitários e pais?
A regra para inclusão de dependentes será a mesma e todo o processo continuará sendo realizado pela Eletronuclear. Os informes de RH serão encaminhados, previamente, a todos os beneficiários, solicitando a atualização da comprovação.
Haverá carteira para as reciprocidades? Como será feita esta carteira?
As carteiras do convênio de reciprocidade serão entregues somente aos beneficiários que residem nas localidades onde a Real Grandeza não tem rede credenciada. Os beneficiários que se encontrem em trânsito ? fora da área de cobertura da rede da Real Grandeza ou de seu convênio de reciprocidade ? e necessitem de atendimento de emergência e/ou urgência, deverão entrar em contato pelo call center 24h (0800 888 8123) da Real Grandeza para orientações de atendimento.
A Real Grandeza garante cobertura nacional , com acordo de reciprocidade com a Cassi e a Unimed e, conforme a localização do beneficiário (seu endereço cadastrado na Eletronuclear) , este receberá, através da Real Grandeza, os cartões de saúde exigidos para acesso ao plano de saúde.
Como será feita a entrega da carteira da Real Grandeza?
Para os empregados ativos, a distribuição será através de suas respectivas UOs. Para os aposentados pelo PSPE, a carteira será enviada pela Real Grandeza via Correios para o endereço de residência registrado no cadastro da Eletronuclear. A carteira será encaminhada para todos os beneficiários a partir de dezembro, acompanhada do Manual do Beneficiário.
ACESSO AO SITE
O beneficiário que já tem a identificação no site da Fundação Real Grandeza deverá proceder da mesma forma? O acesso é alterado? E o que será feito para amenizar os erros de acesso ao site da FRG?
O acesso à área exclusiva do beneficiário será feito na opção LOGIN PARTICIPANTE na homepage do site da Real Grandeza, onde será requerida a sua identificação inicial (Primeiro Acesso) para cadastro e criação de senha. O principal identificador do beneficiário é o seu IDFRG, localizado no verso do seu novo cartão de saúde. Será disponibilizado um passo a passo, no site, para facilitar este acesso. É importante que o beneficiário verifique o seu navegador de internet, identificando se há alguma incompatibilidade com o acesso que possa gerar erros.
REDE CREDENCIADA
Qual é o percentual de adesão de credenciados , dada a migração para a Fundação Real Grandeza?
Quase a totalidade de prestadores comunicados sobre a migração e convidados a fazer parte da Rede Credenciada aceitaram o convite, possibilitando a formação de uma rede bastante ampla para os beneficiários.
Um livro da rede credenciada será disponibilizado?
Não. O custo de produção de um livro de rede credenciada é bastante elevado e com vida útil muito curta, exigindo atualizações permanentes. Com a possibilidade de pesquisa no site, esta necessidade se extingue, garantindo ainda maior velocidade na renovação da informação.
Foi informado que o credenciamento seria automático e agora o manual diz que depende de negociação. Mudou alguma coisa?
Todos os prestadores, que ainda não eram credenciados para atendimento à Real Grandeza, foram informados sobre a migração e convidados a realizar o seu cadastro junto à Real Grandeza, o que tem sido bastante simples, com a maioria dos prestadores. Caso o beneficiário utilize algum prestador que tenha optado por não se credenciar, pela amplitude da rede, o beneficiário encontrará outro prestador similar para o seu atendimento.
Haverá unificação das tabelas (Furnas/ETN/FRG)?
Sim. As tabelas e práticas junto à rede credenciada são únicas para o plano de saúde Real Grandeza.
Na busca por credenciados, no site da Real Grandeza, o nome do hospital não foi encontrado e havia sido informado que fazia parte da rede. O que aconteceu?
O beneficiário deve verificar se o nome que procura está correto e, caso tenha dificuldade na pesquisa, pode entrar em contato com o atendimento 24 horas, no 0800 888 8123. A consulta para a rede do plano da Eletronuclear estará disponível somente a partir de 01/01/2016.
COBERTURA
Como será feita a solicitação de novos exames para a tabela da Eletronuclear?
Em princípio, a solicitação deve ser feita à Real Grandeza, que avaliará e, caso esteja fora do seu escopo de autorização, encaminhará à Eletronuclear para aprovação.
A cobertura de refeições para acompanhante hospitalar continuará sendo a mesma? Ou seja, café da manhã incluído na diária e mais duas refeições?
Sim.
TRATAMENTOS SERIADOS
Como proceder, a partir de 01/01/2016, para realizar novos procedimentos seriados?
Estas autorizações são feitas pelo prestador e nada mudará em relação ao procedimento.
Como será a continuidade dos tratamentos iniciados na Eletronuclear após o dia 31/12/2015? De quem será a responsabilidade do reembolso médico?
O que for autorizado antes da migração permanecerá válido, dentro dos prazos estabelecidos para cada tratamento. As despesas médicas, realizadas até 31/12/2015, serão reembolsadas e pagas pela Eletronuclear.
ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO
A perícia odontológica deverá ser realizada para todos os procedimentos odontológicos?
As regras para perícias estão definidas no seu Manual do Beneficiário.
Para os novos profissionais odontológicos de livre escolha, que estão sendo contatados para se credenciarem à Real Grandeza, qual a tabela que será paga a eles: a da Eletronuclear ou a da FRG?
O credenciamento é feito pela Real Grandeza, que utiliza condições únicas para toda a sua rede. A tabela adotada é a da Real Grandeza, inclusive, com ganhos para profissionais de Odontologia, cuja tabela Eletronuclear estava abaixo da praticada pela Real Grandeza e foi atualizada pelo maior valor.
REEMBOLSO
Qual o prazo para os reembolsos, tendo em vista a demora deste processo ocorrida em Furnas? O prazo contido na IN 24.08 será respeitado?
Todos os prazos serão mantidos conforme a Instrução Normativa 24.08 ? Revisão 08, que regulamenta o Plano Médico Assistencial (PMA), em vigor. Na fase de transferência da administração do PMA poderão ocorrer eventuais atrasos na liberação dos reembolsos, mas trabalharemos para alcançar os prazos estabelecidos, no menor tempo possível.
O prazo para reembolso contará a partir da entrega aqui no posto ou da chegada do processo na FRG? Qual será o prazo para reembolso?
Como na resposta anterior, o prazo será o definido pela IN de 24.08. A contagem é feita a partir da chegada dos documentos e checagem nos postos da Real Grandeza.
Quais orientações e cuidados devem ser tomados para a solicitação do reembolso medicamento? Como será o preenchimento da solicitação? Como proceder com as autorizações futuras?
Todas as orientações sobre reembolso estão detalhadas no Manual do Beneficiário e podem ser esclarecidas, sempre que preciso, no canal de atendimento 24 horas (0800 888 81230). Uma atenção importante se refere às notas fiscais para reembolso de medicamentos. Com frequência, são geradas com diversos itens como creme dental, shampoo etc, além do medicamento a ser reembolsado. É importante que o beneficiário solicite a emissão da nota do medicamento de forma separada para uma maior agilidade no tratamento da sua solicitação. Outra recomendação é para que a Solicitação de Reembolso seja emitida por beneficiário, de modo individualizado.
Como serão tratadas as novas autorizações para medicamentos e internações?
A autorizações emitidas antes da migração permanecerão válidas, exceto em caso de um novo medicamento ou novo pedido, que ainda não haviam sido registrados.
A Eletronuclear tem trabalhado junto com a Real Grandeza no sentido de informar ao máximo o perfil de cada beneficiário e suas particularidades e garantir a continuidade do atendimento sem qualquer transtorno.
Os reembolsos para vacina permanecem?
Com a migração, haverá uma ampliação da rede credenciada para beneficiários da Eletronuclear. Serviços de saúde como vacinas, por exemplo, poderão ser realizadas em uma das clínicas credenciadas, sem a necessidade de pagamento e solicitação de reembolso.
PLAMES
Os beneficiários da Eletronuclear que não possuem o Plames poderão aderir a este complemento de internação?
O Plames não tem relação com o plano de saúde da Eletronuclear e, portanto, a migração não o altera. A Eletronuclear solicitou à Real Grandeza que viabilizasse a implantação de um novo plano de saúde para atendimento aos beneficiários ativos do PMA e aposentados que não são vinculados à fundação. A Real Grandeza já iniciou tratativas junto à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que se posicionou favorável ao registro de um novo produto. A Real Grandeza se comprometeu com a Eletronuclear a iniciar os estudos de viabilidade, após a transferência definitiva do plano.
Como será o novo produto a ser criado pela Fundação Real Grandeza para os beneficiários aposentados? O custo será acessível?
Como na resposta anterior, ainda não existe um estudo concluído para o novo produto mas, sem dúvida, o custo acessível é uma das premissas.
AGREGADOS
Como será a utilização da carteira de agregado? A utilização da carteira será para toda a Rede Credenciada?
A emissão e envio da carteira de agregado será feita pela Eletronuclear e mantidas as regras atuais.
OUTROS
Como será paga a coparticipação do uso do Plano Médico para os aposentados PSPE? O prazo e as regras de cobertura para os empregados e seus dependentes que aderiram ao PSPE/PID permanecem os mesmos?
Sim. As regras serão mantidas, bem como a definição sobre a utilização por 5 (cinco) anos, a partir da data do desligamento do empregado, e de 180 dias para os casos de falecimento do empregado antes de seu desligamento. Os empregados PSPE/ aposentados por invalidez receberão boleto bancário ,emitido pela Real Grandeza, que serão encaminhados para o endereço cadastrado junto a Eletronuclear.
Peritos odontológicos receberão contato da FRG? E quem não recebeu ainda?
A perícia odontológica será documental, não exigindo o parecer de peritos. A exceção fica por conta de algum caso pontual, onde a Real Grandeza, tenha dificuldade em entender e autorizar o tratamento, exigindo uma análise técnica/presencial. Alguns peritos serão contratados para realizar eventuais perícias presenciais quando necessário.
Filhos que perderem o PMA, ou com 21 ou com 25 anos, poderão ter um plano suplementar, como ocorre no PLAMES?
Esta é uma questão que também será considerada no estudo para um novo plano suplementar, a ser realizado no próximo ano.